TCJ NEWS busca

Ales celebra 50 anos da Copa A Gazetinha e exalta formação cidadã

Ales celebra 50 anos da Copa A Gazetinha e exalta formação cidadã

Casa anuncia sessão solene e recebe Janc e atletas de 1976; torneio que uniu escola e futebol revelou gerações de talentos no ES


Homenagem e memória.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo homenageou os 50 anos da Copa A Gazetinha. O presidente Marcelo Santos (União) recebeu o idealizador José Antônio Nunes do Couto, o Janc, e jogadores do Barcelona de Campo Grande, campeão da 1ª edição.

“É muito importante reconhecer o trabalho do Janc, que transformou vidas ao atrelar estudo e esporte. Tinha que estar matriculado e com boas notas”, afirmou. Ele anunciou uma sessão solene em celebração ao cinquentenário.

Educação e cidadania.

Para Marcelo, o torneio consolidou disciplina e oportunidades. Em tom pessoal, lembrou ter conhecido a esposa durante uma etapa em Linhares.

“É parte da nossa história e da cultura popular capixaba”, disse.

Ales celebra 50 anos da Copa A Gazetinha e exalta formação cidadã

Origem e legado.

Janc, 90, contou que a ideia nasceu de um campeonato de futebol de areia na Praia do Canto.

“Depois veio a competição de campo. Eu era editor do suplemento infantil A Gazetinha e batizamos a copa”, relatou. “Revelou muitos atletas — e meninos que, obrigados a estudar, hoje são profissionais bem-sucedidos.”

Base e futuro.

O ex-volante Jorginho, campeão em 1976 pela Desportiva e outros clubes, reforçou a importância da formação: “Quase todos os grandes craques capixabas começaram na Gazetinha. É preciso investir na base.” Ex-atletas e famílias participaram do encontro, assim como o ex-deputado Roberto Carlos (PT), que também disputou o torneio. Hoje, a organização é conduzida por Rodrigo, filho de Janc.

Por: Redaçâo Local | Jailson Santos