Capixabas enfrentam o tarifaço com resistência e novos horizontes
O Governo do Espírito Santo articula, junto à ApexBrasil, a participação de empreendedores capixabas na feira Anuga 2025, a maior da Europa nos setores de alimentos e bebidas, que ocorrerá de 4 a 8 de outubro de 2025, na cidade de Colônia, Alemanha.
A ação busca driblar os prejuízos causados pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, especialmente agro e pescados. A iniciativa integra a estratégia do Comitê de Enfrentamento das Consequências do Aumento das Tarifas de Importação (CETAX).
Diversificar é resistir
Para o governo capixaba, a abertura de novos mercados é essencial diante da pressão imperialista exercida pelas sanções unilaterais dos EUA, que buscam enfraquecer as economias emergentes.
“Ficou evidente a necessidade de fortalecer nossa presença internacional e romper com a dependência comercial de mercados instáveis”, afirma o comitê.
Mercado europeu como alternativa estratégica
Com mais de 7.900 expositores de 118 países e US$ 530 milhões em negócios na última edição, a Anuga representa uma vitrine global para a produção capixaba, ampliando o diálogo comercial com nações que valorizam o comércio justo e solidário.
Além da participação na feira, o Estado atua em frentes federais pela isenção tarifária junto ao governo dos EUA e pela revisão de normativas brasileiras que limitam a competitividade internacional dos produtos locais.
Com organização, soberania e união, os trabalhadores do campo e do mar capixaba resistem e avançam.
Pauta | Ass. do Vice Governador
Por: Redaçâo Local | Jailson Santos