Agenda preliminar inclui São Mateus, anúncio de recursos, visita a quilombo e possíveis obras do PAC
Após cancelar três visitas ao Espírito Santo neste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode finalmente desembarcar no estado na próxima sexta-feira (11). A informação foi confirmada por fontes do governo estadual e federal, embora a agenda oficial ainda não tenha sido divulgada.
“O gabinete foi avisado sim, mas ainda não temos a agenda confirmada”, disse o governador Renato Casagrande (PSB) à coluna De Olho no Poder, nesta segunda-feira (7).
Acordo de Mariana e recursos para o ES
O principal objetivo da visita seria a oficialização do repasse de recursos ao Estado oriundos do Acordo de Mariana, firmado para reparação dos danos provocados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015. O Espírito Santo tem direito a cerca de R$ 40 bilhões do total acordado.
Inclusão de quilombolas no acordo
A agenda preliminar também prevê uma visita do presidente a uma comunidade quilombola da região Norte, em celebração à inclusão de povos tradicionais no acordo de reparação.
PAC no Norte capixaba
Outro ponto que pode integrar a visita é o anúncio de obras e investimentos previstos no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o Norte capixaba.
Agenda sob confirmação
A Presidência da República confirmou que há um indicativo de viagem, mas esclareceu que detalhes e confirmação oficial devem ser divulgados ao longo da semana.
O deputado federal Helder Salomão (PT) afirmou que a visita está confirmada, mas ainda sem agenda definida. Se confirmada, será a primeira visita oficial de Lula ao Espírito Santo desde o início do atual mandato.
Por: Redaçâo Local | Jailson Santos