TCJ NEWS busca

Lula lidera corrida presidencial de 2026 em todos os cenários, aponta Genial/Quaest

Lula lidera corrida presidencial de 2026 em todos os cenários, aponta Genial/Quaest

Com Bolsonaro inelegível e direita fragmentada, petista mantém vantagem sólida e projeta novo ciclo popular rumo ao poder

Faltando pouco mais de um ano para as eleições presidenciais de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com folga todos os cenários testados pela pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17). O levantamento ouviu 2.004 brasileiros entre os dias 10 e 14 de julho e confirma a força popular do líder petista frente a uma oposição desarticulada e carente de projeto nacional.

Liderança consolidada e direita enfraquecida

No cenário mais apertado, Lula tem 32% das intenções de voto, contra 26% de Jair Bolsonaro (PL) — que está inelegível até 2030 por decisão do TSE. Mesmo impedido de concorrer, Bolsonaro insiste em manter protagonismo político e ainda evita anunciar um sucessor. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 8%.

Nos demais cenários, a vantagem do presidente se amplia. Contra Michelle Bolsonaro, Lula lidera com 30%, enquanto a ex-primeira-dama tem 19%. Já quando o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) substitui Bolsonaro, o petista sobe para 32%, mais que o dobro dos 15% de Tarcísio. No cenário com Eduardo Bolsonaro, Lula pontua 31%.

“Lula é a esperança dos trabalhadores e do povo brasileiro, frente a um campo conservador que flerta com o autoritarismo e privilegia elites”, destacam analistas progressistas, que veem na candidatura do presidente uma continuidade do projeto de reconstrução social e soberania popular.

Oposição sem rumo

A direita aparece fragmentada: Ratinho Jr., Caiado e Zema não superam 7% em nenhum dos cenários. Com a imagem abalada por crises internas e sem um nome forte, o campo conservador enfrenta dificuldades em reunir apoio popular diante de um governo que aposta em investimentos públicos, políticas sociais e soberania nacional.

Ficha técnica

A pesquisa Genial/Quaest tem margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Foi realizada com 2.004 eleitores a partir dos 16 anos, em todas as regiões do Brasil.

Por: REDAÇÃO | JAILSON SANTOS