Escola de samba leva ao Anhembi a história do MST e da agricultura familiar com o enredo “Plantar para Colher e Alimentar”
A Acadêmicos do Tatuapé, tradicional escola de samba de São Paulo, anunciou que seu samba-enredo para o Carnaval 2026 celebrará o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a agricultura familiar, com o título “Plantar para Colher e Alimentar: Tem Muita Terra Sem Gente e Muita Gente Sem Terra”.
A proposta do desfile é exaltar a luta camponesa por reforma agrária e a importância estratégica da produção de alimentos saudáveis, feita pelas mãos de quem cultiva a terra com dignidade. O desfile será apresentado no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.
“Esse enredo é um ato de resistência e de afirmação da cultura popular e do direito à terra”, destacaram representantes da escola em entrevista ao MST.
Como parte da preparação, no dia 9 de agosto, a quadra da Tatuapé receberá uma feijoada com festa de lançamento do samba-enredo, a partir das 12h, reunindo militantes, artistas, compositores e a comunidade que constrói o carnaval popular.
A escolha do tema marca um passo importante na aliança entre as lutas sociais e o universo do samba, valorizando a história do povo brasileiro que resiste ao latifúndio e cultiva a vida com coragem e coletividade.
Por: Redaçâo Local | Jailson Santos