TCJ NEWS busca

Casagrande apoia Lula contra tarifas de Trump, mas descarta “duelo comercial”

Casagrande apoia Lula contra tarifas de Trump, mas descarta “duelo comercial”

Governador defende soberania nacional, pede cautela e diálogo para evitar retaliações tarifárias

Durante cerimônia realizada nesta sexta-feira (11) em Linhares, no Norte do Espírito Santo, o governador Renato Casagrande (PSB) declarou apoio à posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o tarifaço anunciado por Donald Trump, mas se posicionou contra uma escalada comercial com os Estados Unidos.

“O Espírito Santo está inteiramente alinhado com a posição do presidente na defesa da soberania nacional. Nenhum líder estrangeiro pode interferir nas nossas instituições”, afirmou Casagrande ao lado de Lula, durante o lançamento do Programa de Transferência de Renda para agricultores e pescadores afetados pela tragédia de Mariana.

Alinhamento com o Planalto, mas com cautela


Apesar do apoio à defesa da soberania, o governador ponderou sobre os riscos de uma guerra comercial: “Nossa concordância é que não se pode fazer um duelo de tarifas. A posição do governo é correta, desde que se baseie no diálogo com os setores da sociedade e nas regras da Organização Mundial do Comércio”, disse.

Reação de Lula


Lula, por sua vez, endureceu o tom ao comentar as sanções: “Se não tiver jeito, nós vamos estabelecer a reciprocidade. Taxou aqui, a gente taxa lá”, declarou o presidente, referindo-se à possibilidade de aplicar a Lei da Reciprocidade contra os EUA, caso não haja acordo.

Preocupação local


O Espírito Santo está entre os estados mais vulneráveis caso a tarifa de Trump entre em vigor, devido à forte dependência das exportações. Casagrande, no entanto, reforçou que o caminho ideal é a diplomacia: “É preciso buscar alternativas e novos aliados, sem abrir mão do diálogo institucional”.

Com isso, o governador sinaliza apoio político a Lula, mas adota um tom mais moderado, preocupado com os efeitos econômicos da medida no comércio exterior capixaba.

Por: Redaçâo Local | Jailson Santos