Bilionário promete nova legenda para “devolver a liberdade” e acirra tensão com Trump e o Partido Republicano
O bilionário Elon Musk anunciou neste sábado (5) a criação do Partido América, um novo partido político nos Estados Unidos. O anúncio veio um dia após ele realizar uma enquete na plataforma X (antigo Twitter), em que 65% dos 1,2 milhão de participantes apoiaram a ideia.
“Com uma proporção de 2 para 1, vocês querem um novo partido político e vocês o terão! Hoje, o Partido América é formado para devolver a vocês sua liberdade”, declarou Musk em publicação na rede.
A proposta surge em meio ao embate de Musk com o ex-presidente Donald Trump, que recentemente sancionou um projeto de lei de corte de impostos e gastos ao qual Musk se opôs. O empresário ameaçou criar uma nova legenda e financiar campanhas para destituir parlamentares favoráveis ao texto.
Histórico de partidos alternativos nos EUA revela dificuldades para iniciativas como essa. Experiências anteriores, como a do bilionário Ross Perot em 1992, atingiram 19% dos votos populares, mas não romperam o domínio do sistema bipartidário.
Para o pesquisador Lee Drutman, do think tank New America, a chance de sucesso é limitada: “Terceiros partidos são tradicionalmente estraga-prazeres ou votos desperdiçados. Mas se o objetivo é causar caos e perturbar, fica mais fácil”, avaliou.
Segundo Drutman, a atual polarização política torna ainda mais difícil o surgimento de um partido competitivo. “Se houvesse um partido no centro mais popular que democratas e republicanos, alguém já o teria criado. Não estávamos esperando Elon Musk aparecer”, concluiu.
Por: Redação Multmídia