Reunião no CEIM Oficina dos Sonhos debate estratégias para garantir direitos e prevenir evasão escolar
Aconteceu na manhã de sexta-feira, 27 de junho de 2025, às 8h, mais uma reunião do projeto “Escola Mais Legal”, realizada no CEIM Oficina dos Sonhos, em Pedro Canário (ES). A iniciativa, implantada em 2014, busca valorizar o ambiente escolar, fortalecer ações educativas e promover espaços lúdicos, seguros e humanizados para estimular o aprendizado e a autoestima das crianças.
Segundo os idealizadores, o projeto vai além da sala de aula tradicional. “Percebemos o amor pelo saber através do brilho no olhar da criança”, destacou o juiz Leandro Cunha Bernardes da Silveira, idealizador do programa.
Representando o magistrado, o assessor Adriano Gonzaga ressaltou que o projeto está fundamentado em princípios constitucionais. “O projeto parte de dois pontos. Primeiro, que a Constituição assegura a crianças e adolescentes prioridade absoluta na efetivação dos direitos e garantias fundamentais. O segundo é que a Constituição garante a educação como um direito de todos e dever do Estado. Então, buscamos integrar instituições para alcançar esse objetivo”, explicou.
O encontro contou também com a presença do representante do Conselho Tutelar, Leandro Oliveira, que reforçou o compromisso do órgão. “Agimos de forma efetiva na garantia dos direitos da criança e do adolescente, especialmente o direito fundamental à educação, prevenindo a evasão e a infrequência escolar”, afirmou.
Para a professora Fabiana Alves, da rede municipal de ensino, o projeto tem gerado impactos positivos na vida dos alunos. “Esse projeto traz práticas apetitosas e momentos de diálogo entre estudantes, professores e comunidade. Eles expõem suas ideias, desenvolvem habilidades de raciocínio e criatividade, e isso serve como norteador para melhorar nosso trabalho”, avaliou.
Desde sua criação, o Escola Mais Legal conta com o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado por representantes de diversas instituições. O grupo se reúne mensalmente para analisar casos, planejar ações e realizar visitas às escolas da cidade e do interior do município, promovendo uma educação mais justa e acolhedora.
Segue o projeto "Escola mais Legal" pelo instagram
Por: Redaçâo Local | Jailson Santos