Evento no Palácio Anchieta reúne especialistas e reforça abordagem humanizada e científica nas políticas públicas do Espírito Santo
A abertura da Semana Estadual de Políticas sobre Drogas (SEPD) foi realizada nesta quarta-feira (26), no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande e do médico e escritor Drauzio Varella, que conduziu a conferência magna do evento.
Com mais de quatro décadas de experiência na área, Varella elogiou a atuação da Rede Abraço, iniciativa do Governo do Espírito Santo, destacando sua abordagem centrada na saúde pública e na prevenção.
“Precisamos considerar a dependência química como um problema de saúde e não de repressão policial. O que a Rede Abraço realiza aqui é um exemplo a ser seguido pelo Brasil”, afirmou. “Se não compreendermos os fatores sociais e psicológicos que levam os jovens ao uso de drogas, não faremos prevenção eficaz.”
O governador Renato Casagrande reforçou o compromisso do Estado com uma política pública que acolhe e orienta.
“Quando criamos a Rede Abraço em 2013, entendemos que a família precisava de uma porta para bater. A dependência atinge o núcleo familiar como um todo. Acolher, escutar e orientar são ações fundamentais dessa política que se consolidou com excelência”, declarou.
O subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, ressaltou os avanços obtidos:
“Superamos preconceitos e a lógica punitiva. Trabalhamos com prevenção, tratamento e reinserção social de forma integrada. É gratificante ver o Espírito Santo consolidado como referência nacional nesse campo.”
A programação da SEPD segue até esta sexta-feira (27) e contará com a presença de especialistas de renome nacional, como Bárbara Caballero (Senad/Ministério da Justiça), Mônica Souza (Polícia Federal), Maria Angélica Comis (Reduc), Jackeline Barbosa (AMBCANN), Franciele Marabotti (UFES), Mariana Dadalto (LabTox/Polícia Científica), Emílio Nabas (Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas), entre outros.
A Semana reafirma o compromisso do Espírito Santo com uma política sobre drogas baseada em ciência, dignidade e cuidado com as pessoas.
Programação:
Data: 27/06 (sexta-feira)
Local: Auditório do SEBRAE, Vitória-ES
08h30: Recepção e café da manhã
09h: mesa-redonda - Boas Práticas em cuidado e tratamento a pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas
Sons, movimentos e sentidos: intervenções terapêuticas no CAPSi Serra - Sabrina de Aquino Souza (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil da Serra)
Escrita Criativa com Mulheres - Maurenia Lopes Ferreira de Almeida (Unidade de Saúde da Família de Barra do Jucu, Vila Velha)
10h: mesa-redonda - Novas Substâncias Psicoativas
Definição e identificação de Novas Substâncias Psicoativas - Monica Paulo de Souza (Polícia Federal)
Panorama Nacional e o Sistema de Alerta Rápido - Bárbara Caballero de Andrade (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Ministério da Justiça e Segurança Pública – SENAD/MJSP)
Acolhimento e Cuidado em Rede - Maria Angélica de Castro Comis (Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos – REDUC)
12h: Intervalo
13h30: mesa-redonda - Boas Práticas em Reinserção Social
Ateliê de Costura Fazendo Arte e Rádio Liberando Sonhos - Gabriel Fitaroni Neves da Cunha (Penitenciária de Segurança Média 2 – PSME2)
Projetos de Reinserção Social em um Serviço de Acolhimento Residencial Transitório - Sara Menezes (Serviço de Acolhimento Residencial Transitório Fênix)
14h30: mesa-redonda - Possibilidades de usos terapêuticos da Cannabis
Por: Redaçâo Local | Jailson Santos